Monday, March 26, 2012

Ser Poeta - Florbela

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela d'Alma da Conceição Espanca tem hoje seus versos admirados em todos os cantos do mundo, diferentemente do que aconteceu quando ainda viva, época em que foi praticamente ignorada pelos apreciadores da poesia e pelos críticos de então. Os dois livros que publicou, por sua conta, em vida, foram "O Livro das Mágoas" (1919) e "Livro de "Sóror Saudade" (1923). Às vésperas da publicação de seu livro "Charneca em Flor", em dezembro de 1930, Florbela pôs fim à sua vida. Tal ato de desespero fez com que o público se interessasse pelo livro e passasse a conhecer melhor a sua obra. Dizem os críticos que a polêmica e o encantamento de seus versos é devida à carga romântica e juvenil de seus poemas, que têm como interlocutor principal o universo masculino.


Texto extraído do livro "Sonetos", Bertrand Brasil - Rio de Janeiro, 2002, pág. 118.

Sunday, March 18, 2012

Tensão real. Consciência diluída no tempo.

Como é meu amor? Esse coração ainda bate? Ainda recordas-te de tudo o que passámos juntos, ou não foi nada?

Algumas vezes questiono o porquê de eu não ter sido capaz...Questiono onde falhei, e porque falhei, porque não consegui, mas espero conseguir, não posso cruzar os braços e quero, e tenho de viver, sentir o meu coração bater, voltar a sentir emoções humanas, eu acho que não cometi nenhum crime gravíssimo para estar a prisionar-me. Ou este será o preço a pagar pelos os crimes cometidos? Cometi algum? Ainda questiono...

Olhando à minha direita, o que vejo? Aquilo que vejo...
O que aprendo? A reconhecer o que aprendi, depreendo daquilo que li e relaciono com o passado, e geralmente detecto lacunas de informaçâo, encontro paralelismos com o que aprendi e no passado desconhecia, e isso é exactamente até ao pensamento decorrente.

Estranho não será? Como Filosofia, Sociologia, Psicologia, Economia, Empatia, Rendição, Compreensão, todas se correlacionam.

Onde estaria eu? Se não tivesse estudado certos artigos? Se tivesse continuado a fumar, se não tivesse recebido apoio psicológico, vou mais longe.. se não tivesse recebido apoio de meus Pais, que providenciaram quase toda a estabilidade e financiamento, mais longe ainda...Todos os amigos, managers, colegas de trabalho(de meus pais) que ao lado deles e nós estiveram e estão presentes? O que será? Foi Deus ? O Espírito Santo? Jesus Cristo? A religiosidade de uma pessoa? Os amigos e chats de internet? O Abstrair da sociedade e o tempo passado no PC com vontade de acompanhar o boom tecnológico? e perceber suas necessidades? Cada vez mais questiono estas mudanças positivas na minha vida e realço os aspectos positivos desta transformação, talvez porque eles me façam sentir bem.
Serão esses reais? De facto como viram nas linhas anteriores algumas questões ainda existem e surgem.

E estou aberto a opiniões e questões...

Um Amor, um beijo, um abraço, um desabafo.
Tudo seria diferente e mais confortante?
Como seria? Atreveria-me a dizer bom e agradável.
Boa Noite, obrigado por leres e acompanhares.

Wednesday, March 14, 2012

Uma Carta que o Senhor me deu. Beira Mar

Uma carta que o Senhor me deu.
Beira Mar
de M.Maria Isabel Pereira

Não mais vou andar á beira mar, mas vou andar no seu barco louvando ao meu Senhor e amar, como é pacar? encontros, experiências com o Senhor Jesus para repartirmos na congregação aos meus irmãos de coração a coração. E o Senhor nos estende a mão, e nenhuma nos deixa cair na tentação. O Senhor nos resgatou, e nos perdoa, e nos pereficou, nos ama, nos libertou, e nos batizou como fogo.
O Senhor nos dá palavras lindas para esaltar-nos, o seu nome é Senhor e nos dá amor para vivermos. Amar vou orar! dobrar os meus joelhos no chão e pedir ao meu Senhor ajuda para estender as suas mãos aos meus irmãos que andão pelas ruas com confusão. Ando sem amor e sem perdão e sem amor e sem salvação.
O Senhor é bom Pastor e nos tirou todo o sofrimento e temor e nos dá imenso amor. Amado Cristo Jesus da nossa companhia e nossa luz. Enche as nossas lâmpadas aonde mora o seu Santo Espírito. Agora reina o Senhor Jesus no meu coração. E eu quero chamar as almas perdidas para a salvação, amor e perdão que o Senhor Jesus pode dar. Não deixe basear as minhas orações em vão, mas as abençoe com o seu Santo Espírito amado, com nova unção no meu coração.
Santo querido Espírito Santo invade o meu coração na madrugada com amor e louvores ao meu Senhor, obrigadinho Senhor que me tirou e resgatou das ondas do mar e me trouxe, e veio a mim salvar e me purificar e me batizar, Querido Jesus Cristo.